“Minuto natureza.”
Símbolo de animal peçonhento, associado a filmes de terror a herói de cinema no estilo Homem-Aranha, os aracnídeos não passam despercebidos.
Existentes em nosso planeta há milênios, possuem fósseis que datam mais de 160 milhões de anos.
Pertencentes à ordem Araneae e à classe Arachnida são também parentes dos ácaros, carrapatos e escorpiões. Atualmente existem mais de 35 mil espécies diferentes de aranhas.
A aranha que se arma
A Aranha Armadeira recebe esse nome pela forma de seu ataque, no qual ela se “arma” apoiando-se nas patas traseiras, erguendo as patas dianteiras e projetando seus ferrões.
A armadeira também é chamada de “aranha de macaco” e “aranha de bananeira” por ser encontrada em meio aos cachos de bananas, fazendo inúmeras vítimas entre os trabalhadores rurais que atuam nos bananais.
Extremamente ágil e agressiva, seu salto chega a 40 cm de distância e ela é do tipo que corre sim atrás da sua caça! Por isso é preciso estar sempre alerta quando em ambientes naturais: atentar às folhagens, buracos, cascas de árvores.
É preciso cuidado também em locais domésticos: como em meio às roupas, atrás das cortinas e ao calçar os sapatos, pois ela sempre procura por lugares escuros e úmidos para se esconder.
Armadeira: Uma das aranhas mais venenosas do mundo
Comumente encontrada na América do Sul, é uma das aranhas mais venenosas do mundo e sua peçonha muitas vezes age com mais velocidade do que o da maior partes das serpentes.
No Brasil, os casos com sua picada correspondem a pouco mais de 50% dos acidentes com aracnídeos, sendo a segunda espécie mais causadora de mortes, perdendo apenas para a aranha marrom. Ovíparas, o período em que ficam mais ativas compreende o meses de março e abril, época em que ocorrem os acasalamentos.
Alguns dos sintomas apresentados por seu veneno são: taquicardia, vertigem, febre, suor, aumento da pressão arterial, vômitos, complicações respiratórias, dor intensa no local afetado, entre outros.
Em caso de suspeita de sua picada é necessário que, com urgência, a vítima seja encaminhada ao hospital devendo ser medicada com analgésicos, sedativos e, em casos mais graves, com tratamento de soro antiaracnídeo.
Lembrando
que caso haja algum encontro inesperado com qualquer animal peçonhento,
principalmente em ambiente doméstico, não mate-o! Com segurança,
isole-o em algum recipiente e devolva-o à natureza novamente! •
De hábitos noturnos, é considerada uma aranha caçadora e por esse motivo a armadeira não produz teia, ou seja, não envolve suas presas numa espécie de rede de seda. Esse detalhe foi o que inspirou o nome da loja Armadeira Outdoors que em 2018, depois de muitos testes e pesquisas, passou a desenvolver uma alta tecnologia para produção de “redes” multifuncionais de acampamento.
Marca 100% nacional, a Armadeira Outdoors hoje também conta com diversos outros produtos e equipamentos incríveis e de altíssima qualidade para atender o segmento outdoor, trabalhando diariamente para atender todos os apaixonados e apaixonadas pela cultura mateira.
Image Sources:
Foto capa: Gazeta Digital
Foto 01 – Revista Info | Fóssil de aranha com 165 milhões de anos encontrada em Daohugou,
no norte da China |
Foto 02: Portal dos Animais | aranha armadeira em posição de ataque